Raios UV e Manchas na Pele

Todas as peles são naturalmente pigmentadas até mesmo as mais claras. A ausência total de pigmento (albinismo) leva ao aparecimento de queimaduras solares. Nos países equatoriais esta alteração pode provocar lesões cultâneas graves desde a adolescência.

Para que você entenda melhor, vamos analisar o espectro:
No IR:
Na extremidade das radiações IR (infravermelho) do espectro os raios de grande comprimento de onda (800 nm) e de fraca energia penetram profundamente na derme, elevando o calor local, desencadeando a vasodilatação reflexiva destinada a diminuir a temperatura, não provocam pigmentação.

Na Região do Visível:
A parte visível do espectro (400 e 700 nm) é penetrante e tem energia calórica na zona do vermelho e amarelo principalmente nas peles coradas. Possui também poder pigmentogênico nos seus comprimentos de onda mais curtos.

No UV:
Nessa região que as radiações de onda curta menos penetrantes porém dotadas de maior energia eletromagnética, provocam queimaduras solares irreversíveis na epiderme e na derme, tanto maiores quanto mais clara a pele for.
A proteção natural contra esses raios UV é assegurada pelo sistema melanocitários, cujas células elaboram o pigmento melânico e cedem para formar uma mancha pigmentada contínua que absorve parte da energia fotônica UV.




Fonte: A Cosmetologia - BARATA, Eduardo A. F.

Dúvidas? Deixe nos comentários!
Espero que vocês tenham gostado!


Até o próximo! 

Comentários

  1. Venha conhecer a SFI (Strong Future Internacional) Marketing Group foi lançado em 1998. Começando com apenas um produto, vendido apenas nos Estados Unidos, SFI tem crescido agora com mais de 110 mil produtos e serviços (e crescendo diariamente) vendidos em mais de 190 países ao redor do mundo. Uma vez cadastrado, os afiliados são fornecidos com sites profissionais para produtos de marketing da SFI na Internet. SFI também fornece todos os serviços de venda de apoio necessários, tais como atendimento ao cliente, processamento de pagamentos, e envio do produto - tudo sem nenhum custo para o afiliado. Para cada venda gerada, SFI paga ao afiliado referindo uma comissão. Comissões adicionais podem ser obtidos através da construção e liderar grupos afiliados e o melhor você não tem obrigação de investir nada, venha conhecer a SFI clique no link e cadastre-se agora http://www.sfi4.com/13831648/FREE

    ResponderExcluir

Postar um comentário