Você precisa saber - Alisamento Químico


Quem hoje em dia não gosta da comodidade de sair do banho de cabelo molhado sem se preocupar com escova e chapinha não é? Principalmente quem tem cabelos encaracolados e crespos... Produtos químicos e salões prometem esse "milagre", porém sem informar aos seus clientes o risco que esses produtos trazem a saúde.
E claro né, como milagres não existem (pelo menos para esse fim) a química usada para alisar os fios não é como todos dizem:
-Usando pouco não tem problema, ou , só de vez em quando!

Mas afinal, qual é esse produto?

O grande responsável pela "quebra" das moléculas dos fios dando o desejado efeito liso é o Formaldeído (H2CO)
O Brasil é o país onde mais se usa esse composto para esse fim, e claro, muitas marcas ultrapassam os limites de formaldeído permitido (12%) para melhor se destacar no mercado. 

Como acontece?

Primeiramente vamos ver a composição do cabelo: Ele é uma proteína ( alfa-queratina) formada por cerca de 15 aminoácidos diferentes e rica e enxofre (S), que forma a configuração do cabelo. Essas ligações são do tipo hidrogênio e cistínicas (RSSR). Quando essas ligações são quebradas, têm-se a possibilidade de moldar o cabelo. Após esse processo, é preciso retirar a química do cabelo, para que essa quebra de ligações não se torne permanente, provocando a perca capilar. Para isso, usa-se um produto para neutralizar os fios, como borato de sódio ou peróxido de hidrogênio.




Toxidade:

Claro, tudo isso tem um preço, e ele não é barato!
Não estamos falando de economia, e sim de saúde, sim saúde! O formaldeído é EXTREMAMENTE TÓXICO! 
O processo de alisamento do cabelo requer calor juntamente com a solução aplicada aos fios o que provoca um gás poluente que pode afetar gravemente olhos, nariz e garganta, sem contar a possibilidade de perda permanente dos cabelos. Profissionais que trabalham com isso tem um maior risco de desenvolver câncer, e, muitos deles relatam ter dificuldades para respirar, hemorragia nasal e ardor nos olhos.

Infelizmente hoje em dia encontra-se muitos produtos no mercado contendo essa substância rotulados como: Livre de Formaldeído. Não se engane! 

NOTA:
  • Em janeiro de 2012 , os fabricantes das indústrias brasileira foram obrigados a cessar práticas publicitárias enganosas e colocar cuidado adesivos em seus produtos  aconselhando os usuários que o produto libera gás de formaldeído , de acordo com o acordo de pagamento com o escritório do procurador geral da Califórnia . A liquidação é a primeira ação abrangente e aplicável pelas autoridades governamentais dos EUA para tratar exposições formaldeído associados ao uso destes produtos. (fonte: ANVISA)

Mas afinal, há métodos seguros para se fazer um alisamento químico?

Sim, hoje em dia no mercado há diversos produtos que contenham essas 4 substâncias não provocam riscos para nossa saúde, e substituem o formaldeído, são elas:

  • Hidróxido de Cálcio,
  • Hidróxido de Sódio,
  • Tioglicolato de Amônia,
  • E, Hidróxido de Guanidina.
Porém como todo produto, ele deve ser aplicado corretamente, seguindo todas as instruções de seu fabricante! E a dica é: o cabeleireiro tem que preparar o produto junto ao seu cliente e sempre fazer o teste de mecha, garantindo a segurança de ambos. Afinal saúde em primeiro lugar! Então fiquem de olho! :)

Espero muito que vocês tenham gostado!

Um Beijo e até o próximo!

Comentários

  1. Ah... amo meus cachos, nunca pensei em alisá-los nem nada disso (a última vez que meu cabelo viu uma chapinha foi a uns três anos) mas para quem pensa em alisar, são boas informações. :)

    Beijos ♡♥
    Meu jardim Secreto
    Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Polly, eu também acho lindo cabelos com cachos... e mais ainda quem cuida e não os alisam!!!
      :)

      Excluir

Postar um comentário